Com o “Módulo Diagnóstico” iniciou o “Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde/PESS” na Vila Ildemar
Foi dado início nesta quinta-feira, 15/03, durante todo o dia, o “Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde/PESS”, parceria da ong Oficina de Imagens e da Vale.
As ações do Programa visam fortalecer iniciativas que já vem sendo desenvolvidas por entidades e organizações da sociedade civil e do poder público na promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
E conta com três eixos: 1) articulação de alianças locais; 2) formação de Adolescentes, jovens, lideranças e representantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes; 3) mobilização social por meio de produtos e ações de comunicação.
Entre os temas que serão trabalhados pelo Programa, que prevê mais seis (06) etapas, até sua finalização em setembro, estão: . Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil; . prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à gravidez não planejada na adolescência e à violência sexual.
Nesta primeira etapa, tendo como local o Núcleo Vila Ildemar do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, trabalhou-se um “ Módulo Diagnóstico” de Açailândia, e mais especificamente da Vila , sua história, riqueza, cultura, valores, mas também suas dificuldades, seus problemas e desafios. Os/as participantes formaram quatro grupos, que depois apresentaram em plenária os resultados de seus trabalhos.
“Diagnóstico” produzido pelos/as participantes, em torno de setenta, Crianças e Adolescentes representantes de cinco escolas (Aulidia Gonçalves, Aulidia Gonçalves Extensão, Fernando Rodrigues de Sousa, José Cesário da Silva e Sara Kubstchek) e da Comissão Juvenil do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA ;
agentes de saúde e representante do Conselho Municipal de Saúde; professores/as; estudantes de Serviço Social; lideranças comunitárias ( Associação Comunitária Bom SamaritanoAMA/Associação de Moradores de Açailândia; ASCOSVI/Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB); participação de representantes do PETI/Programa de Erradicação Infantil, do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Macleide Araújo),
do Conselho Tutelar (Conselheiro Ismael Martins de Sousa), do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ( Conselheira Ivanete da Silva Sousa e Conselheiros Luis Henrique Sousa Silva, Adolescente, e Carlos Augusto Figueiredo).
Pela Oficina de Imagens, tivemos a coordenadora do Programa, Paula Kimo; a psicologa Elizabet Gomes e o educador Yuri Brito dos Reis.
Pela Vale, o analista de relacionamento com as comunidades, Adriano Sousa.
Nesta sexta-feira, 16, inicia o Programa na região do Novo Oriente, no Assentamento Francisco Romão.
A segunda etapa, para a Vila Ildemar, já foi acertada: dia 13 de abril, para todos os participantes (Adolescentes, jovens e adultos) e 14 (apenas para Adolescentes e jovens), em local a ser anunciado.
O tema a ser trabalhado também foi definido: “Infância e Adolescência Protegidos”
0 comentários