PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL DE AÇAILÂNDIA REALIZOU SEU “ VI ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES PROTAGONISTAS
Aconteceu durante todo o dia de sábado, 28/04, em dependências do CRAI-Centro de Referência e Atendimento do Idoso, no Jardim de Alah, o “VI Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas de Açailândia-MA”, realizado pela Comissão Juvenil do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, articulação não-governamental de entidades, financiado pelo FIA/Fundo para a Infância e da Adolescência (vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA), e que contou com apoio da Prefeitura, através de suas Secretarias, do Conselho Tutelar/CONTUA e da AMA/Associação de Moradores de Açailândia.
O “VI Encontro de Adolescentes Protagonistas” teve como tema, ministrado pela conselheira tutelar Edna Maria Alves dos Santos, “Protagonismo Juvenil, agir para assegurar”. Contribui nas dinâmicas da plenária, a conselheira tutelar Elisângela Silva da Conceição.
Setenta e oito (78) Adolescentes participaram do “VI Encontro”, sendo a maioria da Vila Ildemar (24), e registrando-se ainda o Jacu (13), o Distrito Industrial do Pequiá (09), o bairro do Plano da Serra/Novo Pequiá (06), o Centro e o Bairro do Getat (05, cada) ; a Vila Capeloza (03); o Bairro Laranjeira, o Residencial Tropical e o Jardim América (02, cada); o Jardim de Alah e a Vila Tancredo (01, cada).
Do campo, tivemos a participação de Adolescentes do Barra Azul (01), da BR 010 (01) e do Assentamento Planalto I (03).
Nos debates em plenária e nos trabalhos de grupos, o conceito e o papel de “Protagonismo, Políticas Públicas, Cidadania, etc”, e muitas discussões e debates sobre a importância da participação social e política dos Adolescentes, sobretudo a partir das próprias famílias, das escolas e de suas comunidades.
As maiores preocupações dos Adolescentes focaram o atual sistema de ensino açailandense, que resulta numa educação pífia, de baixa qualidade.
@s Adolescentes reclamaram da preparação, do desempenho d@s professores/as e seu relacionamento com @s estudantes; o centralismo e autoritarismo das gestões escolares; a infra –estrutura deficiente e a falta de conforto e salubridade dos prédios e instalações; a falta de maiores recursos educacionais; os currículos que não atendem aos interesses d@s Adolescentes, com muitas matérias e assuntos questionáveis.
E reclamaram também das poucas opções que @s Adolescentes têm em relação ao esporte, ao lazer, à cultura e artes.
Como conclusões, @s Adolescentes firmaram compromissos de maior e mais qualificada participação em todos os espaços de construção da cidadania, a começar nas escolas.
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