MARANHÃO REALIZA "SEMANAS DO BEBÊ"
Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da “Semana do Bebê”, iniciativa apoiada pelo UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.
A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.
No inicio deste ano, em parceria com a BEMFAM-MA, a proposta foi apresentada aos municípios maranhenses, que já começaram a organizar suas programações. Nos meses de maio e junho, os municípios de Bacurituba, Caxias, Governador Newton Bello e Vargem Grande realizaram o evento.
Em Morros, a “1ª Semana do Bebê” aconteceu dia 11 de julho, com uma solenidade no auditório Clóvis Bacelar (CEMB). Foi apresentada a Lei Municipal 043/2011, que instituí a “Semana do Bebê” como parte do calendário oficial do município. Durante esse dia, foi entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito – primeira criança que nasceu de parto normal e que a partir de então será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança.
Com o tema “Quero cada vez mais o meu município cuidando de mim”, a “1ª Semana de Bebê de Morros” teve oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro foi a Noite Cultural com as Crianças, além do Arraial do Bebê. O encerramento aconteceu com uma grande caminhada com as famílias e os bebês pelas ruas do centro de Morros. A programação contou com o apoio do GACC-MA, Instituto Formação, MIEB/UFMA e BEMFAM-MA.
Em Parnarama, a abertura da “I Semana do Bebê” aconteceu na Câmara dos Vereadores no dia 13 de julho. Durante três dias, foram realizadas atividades, especialmente com as gestantes e famílias, incluindo oficinas sobre saúde bucal, aleitamento materno, massagem shantala e cuidados de higiene com o recém-nascido.
Para os próximos meses, já está confirmada a realização da “1ª Semana do Bebê” em Chapadinha (21 a 27 de agosto) e em Araioses (1º a 8 de outubro). Os municípios de Imperatriz, Porto Franco, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, São João dos Patos e São José de Ribamar também já anunciaram a realização do evento ainda este ano.
A importância da atenção à primeira infância
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. O que representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a "Semana do Bebê". Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.
( Com informações de Immaculada Prieto, do UNICEF/São Luís-MA., citada pela Agência Matraca de Notícias da Infância)
- Em Açailândia do Maranhão, a “1ª Semana do Bebê” deverá acontecer no mês de outubro de 2011, em data a ser confirmada, e será realizada em parceria com o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo sido destacada como responsável a conselheira Vilma da Silva Barbosa, que representa a Scretaria Municipal de Saúde no Conselho, e com o Programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”, através da articuladora Lucinete Freitas de Aguiar.
0 comentários