Primeiro Seminário de Capacitação de Conselheiros de Direitos, Conselheiros Tutelares e Agentes do Sistema de Garantia dos Direitos de Açailândia e Região.


Foi realizado o Primeiro Seminário de Capacitação de Conselheiros de Direitos, Conselheiros Tutelares e Agentes do Sistema de Garantia dos Direitos de Açailândia. Na abertura do evento 18/04 contou com a presença da Secretaria de Educação Sra.Maria Oliveira, Secretaria de Saúde Sra. Kerly Rodrigues, Secretaria de Assistência Social Sra. Zetinha Sampaio, Representante do Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente Sr. Raimundo Rodrigues, Representante da Comissão Juvenil Adolescente Moises da Cruz, Esposa do Vice-Prefeito Valeria Sousa, Representante da Camara de Vereadores Vereador Caibim, A Coordenadora do Conselho Tutelar Sra. Benilza Olivera, A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Sra. Ângela Márcia e o Representante do Ministério Público Estadual o Promotor Dr. Gleudson Malheiros e como Cerimonialista a Sra. Leidinalva Silva. Apos a abertura e o pronunciamento de todos aonde enfatizaram a importância deste evento quanto a capacitação dos agentes que atuam no controle e fiscalização das politicas públicas que serve a comunidade, bem como os que atuam na defesa dos direitos humanos, em especial, criança e adolescentes. Tivemos também a presentação cultura do Sr. Chico Cruz - recitando poemas de sua autoria, e participação de demais parceiros e agentes do nosso SGD de acailândia que se fizeram presente no evento, ao termino foi servido um lanche.


 
  
 
Dia 19/04 tivemos como palestrante pela manhã o Promotor Dr. Gleudson Malheiros que abortou o tema os direitos da criança e do adolescente, e o papel dos Conselhos Tutelares e Direitos, como protagonista na atuação de defesa dos direitos infanto juvenil, com participação de plenária de debate, apos o término foi servido almoço. 









No período da tarde tivemos os palestrantes da Controladoria Geral da União proferida pelos Auditores fiscais da Receita Federal Dr. Wellington Rezende e o Dr. Marcos Pereiras, abordando tema  o Controle Social e a importância da participação dos conselhos de politicas públicas atuarem no controle social e orçamentário, bem como abordaram também sobre o Orçamento LOA/PPA e Orçamento participativo, havendo composição de mesa e plenária de debate. Logo apos o enceramento foi servido lanche.



 


No dia 20/04 tivemos pela manhã abertura do evento feita por Chico Cruz - recitando poemas de sua autoria, e em seguida as palestra sobre a importância do agentes que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos de Açailândia/SGD, conheceram a Rede da Assistência Social, e entenderem seus papeis dentro do Sistema Único da Assistência Social/SUAS. Palestrantes Ângela Márcia e Geriane Sousa (Assistentes Sociais), havendo composição de mesa de debate e plenária e almoço.









No período da tarde a palestrante foi a Sra. Elisângela Cardoso, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente da FUNAC, abordando o tema Medidas Sócio-educativas, com enfoque no papel dos agentes do Poder Judiciário, Segurança Pública, Ministério Público, Defensoria Pública e da Assistência Social (CREAS) quanto ao cumprimento das medidas aplicadas bem como a defesa dos diretos do adolescente. 


No fechamento do evento tivemos a participação do Prefeito Juscelino Oliveira, onde na oportunidade foi apresentado o documentário de prestação de contas do COMUCAA/2016, bem como foi entregue pelo Prefeito Juscelino (cheque) as dez (10) Associações que tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA, estando aptas a receberem recursos da ordem de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) cada uma proveniente do Fundo da Infância e Adolescente/FIA, como também entregou ao Conselho Tutelar 01 carro doado pelo Governo Federal. O Prefeito Juscelino enfatizou a importância deste seminários para os agentes de defesa dos direitos, bem como reafirmou o seu compromisso com a causa da criança e do adolescente.



 
 


Ao encerramento foi feito o agradecimento pela presidente do COMUCAA,  CONTUA a todos os parceiros e equipes que não mediram esforços para que este evento fosse realizado com grande sucesso. Agradecimentos a todos os palestrantes, bem como ao prefeito Juscelino Oliveira pela parceria com este evento, e agradecemos a secretaria de comunicação do município Sr. Wilton Lima e Equipe, TV Mirante, Jonas, Jasiel e demais parceiros da comunicação em geral. 

Parabenizamos aos CDVDH, COMUCAA, CONTUA, SEMAS, FDCA, PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA e ACIA e demais parceiros, pelo sucesso do evento. Acreditamos que é necessário sempre  trabalharmos no sentido de capacitarmos nossos agentes públicos, bem como os parceiros da sociedade civil, que atuam diretamente nas ações de politicas públicas que serve a comunidade e compõem o sistema de garantia dos direitos atuando eixo da promoção, defesa e controle, visando sempre a proteção da família, em especial, criança e adolescente.











  

0 comentários

Links Institucionais