AÇAILÂNDIA PRESENTE EM SIMPÓSIO NA CIDADE DE IMPERATRIZ


Uma delegação açailandense, constituída pelo COMUCAA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, esteve presente da tarde desta sexta-feira, 20/08, na Escola Santa Terezinha, centro antigo de Imperatriz, no evento “ O Papel da Mídia Impressa no Enfrentamento do Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”.
 Promovido pelo “Programa de Iniciação Científica da Escola Santa Terezinha”, o simpósio contou com uma palestra do jornalista Marcelo Amorim, da Agência Matraca de Notícias dos Direitos da Infância, de São Luís, tratando de como a mídia impressa, sobretudo jornais e revistas, veiculam as informações e as notícias sobre questões envolvendo ou de interesse de Crianças e Adolescentes.
Marcelo Amorim ressaltou que rádio e televisão, dois dos mais poderosos veículos de comunicação, são concessões públicas, mas que o jornalismo como um todo deve ser considerado um serviço público, da mais alta relevância.
 E que a violência sexual contra Crianças e Adolescentes  não só na região, estado como no Brasil, ainda é tratada de maneira preconceituosa, com palavras e termos chulos, vulgares, de maneira policialesca, omitindo as causas dessa violência.
 A formação dos jornalistas também é deficiente, e têm uma pauta muito ampla para cumprir, uma jornada de trabalho estressante, o que influi na qualidade editorial.
 A estudante Julia apresentou uma pesquisa (uma verdadeira aula (...), realizada com os jornais “O Estado do Maranhão”, no âmbito estadual) e “O Progresso” , no âmbito regional, em 64 - sessenta e quatro artigos/reportagens (31 e 33, respectivamente), do ano de 2009,  que  trataram de violência sexual contra Crianças e Adolescentes.
 A atividade final do evento constou de mesa-redonda, com representantes do CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, a Presidenta Elisângela Correia Cardoso; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Imperatriz, Manoel Alves; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Imperatriz; do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do PROJOVEM, também de Imperatriz; da UMES- União Municipal dos Estudantes Secundaristas; da UFMA- Universidade Federal do Maranhão; do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo; do CAOP/Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude do Maranhão, e a estudante Julia e o jornalista Marcelo Amorim.
 De Açailândia, tivemos a presença da Adolescente Érica Martins, da Comissão Juvenil do Fórum DCA/Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; da jovem Jaqueline, representante da AMA/Associação de Moradores de Açailândia; da Irmã da Divina Providência/CIFEC., Maria Madalena Modesto; da Professora e Técnica Educacional Eline Silva Nascimento e seu filho, o Menino Artur Lucas; das representantes do CREAS/Açailândia, as Educadoras Geriane Silva Sousa e Monique Nascimento; o Presidente do COMDIPE., João Luís Soares e o Conselheiro Tutelar José Alves Bezerra. O deslocamento da delegação açailandense ficou por conta da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com transporte do “Chico do Gervásio”.

0 comentários

Links Institucionais