COMUCAA E O SEMINÁRIO “TRABALH0 EM REDE”
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA (COMUCAA) promoveu na manhã desta sexta-feira, 20/08, na Câmara de Vereadores, Rua Ceará, centro, o seminário “Trabalho em Rede, como envolver a Escola e a Família nos Projetos Sociais financiados pelo FIA-Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência”.
O evento fez parte do “Processo de Formação Continuada para os Atores do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes de Açailândia”, e contou com a participação de cerca de quarenta (40) dirigentes, coordenadores/as e educadores/as de entidades e serviços/programas públicos, principalmente das atividades financiadas neste ano 2010 pelo FIA., gerido pelo COMUCAA.
Ministraram o seminário a Presidenta do CEDCA-MA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão), Elisângela Correia Cardoso, com o Coordenador da Agência Matraca de Notícias dos Direitos da Infância, de São Luís, o jornalista Marcelo Amorim.
Na palestra, a Presidenta Elisângela Correia Cardoso conceituou o que é o SGD - Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, previsto no artigo 86 do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069/90), enfatizando sua importância como “o conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais”, que funcione harmonicamente, para assegurar concretamente eu cada Criança e Adolescente tenha seus Direitos à Cidadania respeitados e cumpridos.
Na mesa de abertura dos trabalhos, o Presidente do COMUCAA., Conselheiro Siley Elcen Santos; a Adolescente Érica Martins, da Comissão Juvenil do Fórum DCA/Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; a Conselheira Tutelar Elisângela Silva da Conceição; o Padre Pedro Carlos, da Paróquia São João Batista e representante do Fórum DCA; o Presidente do COMDIPE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, João Luís Soares.
Na programação, as entidades CIFEC - Centro de Integração Família, Escola e Comunidade ( Mara Lúcia), AMA - Associação de Moradores de Açailândia (Elizete) e o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (Yuri de Sousa Lima), relataram suas experiências de trabalho em rede, e apresentaram vídeos.
O evento destacou o desenvolvimento do Protagonismo Infanto-Juvenil (a participação de Adolescentes) no município, bem como a atuação das entidades e dos programas públicos, embora ainda muito se precisa fazer e avançar, sobretudo quanto à articulação e à mobilização, para concretizar uma verdadeira “rede”.
Crianças e Adolescentes do Projeto “Construindo Sonhos II”, da AMA e Paróquia São João Batista, que desenvolvem atividade de música instrumental em violão, também se apresentaram no seminário.
O Presidente do COMUCAA., Siley Elcen Santos, ao encerrar o evento, por volta das 1300 horas, ressaltou o empenho e o compromisso do Conselho,, embora as dificuldades quanto a recursos humanos, materiais e orçamentários, na formação continuada dos atores do SGD e da Rede de Atendimento dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Açailândia.
Composição da Mesa:Marcelo Amorim (Agência Matraca), Elisângela Cardoso (Presidenta do CEDCA),
João Luis Soares (Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiencia), Erica Martins (Protagonista juvenil),
Padre Pedro Carlos Maza (Fórum DCA), Siley Elcen Santos (Presidente COMUCAA) e Elisângela Silva (CONTUA).
A palestrante Sra. Elisângela Cardoso (Presidenta do CEDCA - MA)
0 comentários