Realizado o segundo módulo do “PESS” Vila Ildemar
Na sexta-feira, 13, e sábado, 14/04, foi realizado o segundo módulo do “PESS/Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde”/Vila Ildemar, executado pela ong Oficina de Imagens em parceria com a Fundação Vale, e com apoio do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA.
No primeiro dia, participaram mais de setenta pessoas, entre Adolescentes representantes de cinco (05) escolas e duas (02) entidades, e agentes comunitárias de saúde, professores/as, lideranças de três (03) entidades não-governamentais, representantes do PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do CRAS/Centro de Referência de Assistência Social, Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (através do Setor de Tributos), e os Conselheiros Municipais Luis Henrique Silva Sousa, adolescente, e Carlos Augusto Figueiredo Santana.
O tema estudado, debatido em grupos e apresentados e socializados em plenária foi “Infância e Adolescência Protegidos”, tratando do ECA /Estatuto da Criança e do Adolescente e sua realidade, de conhecimento e aplicação, em Açailândia e sobretudo na Vila Ildemar.
A conclusão da plenária: o ECA é uma lei pouco conhecida e quase nada respeitada, seja pela família, sociedade, Estado/governos e @s própri@s Crianças e Adolescentes.
O abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes, e a situação precária da saúde pública, foram apontadas como as principais violações dos Direitos das Crianças e d@s Adolescentes da Vila Ildemar. Também os Direitos à Convivência Familiar e Comunitária são muito violados, caracterizando-se pelo abandono e negligência, além de maus-tratos.
@s adolescentes concluíram que seus Direitos á Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Profissionalização e Proteção ao Trabalho também são pouco respeitados e cumpridos aqui em Açailândia.
E que estão crescendo as violações contra os Direitos à Liberdade, ao Respeito e á Dignidade, citando o “bullying” e a violência nas escolas e os assassinatos, drogas e crimes que envolvem adolescentes cada vez mais.
Os trabalhos na sexta-feira foram desenvolvidos, das 0800 às 1700 horas, no Núcleo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos da Vila Ildemar.
Já no sábado, 14/04, das 0830 às 1700, na Escola Municipal Aulidia Gonçalves Extensão, mais de quarenta adolescentes participaram das “Oficinas de Comunicação”, que trataram de fotografia e rádio.
A equipe da “Oficina de Imagens”,que ministrou do segundo módulo do PESS, foi constituída pela psicóloga Elisabeth Gomes, a jornalista Yara Medeiros, os educadores Rodrigo Correia e Yuri Reis, sendo apresentada pelo analista de relações com a comunidade da Vale, Adriano Sousa de Oliveira.
0 comentários