Reunião de representantes das Escolinhas de Futebol com representante da Vale.




Dia 05/04/2012, quinta-feira, 0830 às 0930 horas, sala de reuniões do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA.


A reunião foi solicitada,  pelo Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  Carlos Augusto Figueiredo Santana, representante suplente da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, que é também o Presidente da Associação das Escolinhas de Futebol de Açailândia/AEFA.


Feito o contato com Adriano Oliveira de Sousa, Analista de Relações com a Comunidade da empresa Vale, foi marcada a reunião.


Compareceram , além do representante da Vale, o Conselheiro Carlos Augusto, a Presidente da Escolinha Pé do Atleta, Elisandra Cordeiro, e o Presidente José Neuton, da Escolinha Cruzeirinho, do Pequiá, e a assessoria do COMUCAA.


Carlos Augusto iniciou, com algumas colocações da assessoria do Conselho, e  fez uma “linha do tempo” da história e da caminhada das Escolinhas, do protagonismo pioneiro  de Valdir e Clodomir,  das atuais dificuldades, e do movimento da AEFA e das Escolinhas que representa (06-seis) em busca de apoio, reconhecimento, valorização e legalidade, para dar continuidade às atividades.


O representante da Vale explicou em linhas gerais os critérios que a empresa está adotando para os projetos, pedidos das comunidades,  que tenham metas e objetivos bem definidos: quantas pessoas beneficiadas? quais os retornos para as comunidades? etc.

Carlos Augusto apresentou um projeto simples, centrado na Escolinha Cruzeirinho, para um evento da categoria sub 14, que está previsto, no calendário da AEFA, para dois meses, iniciando em maio.

O Analista de Relações com a Comunidade Adriano Oliveira de Sousa disse que vai encaminhar e ver junto a São Luís.

Foi proposto que a Vale considerasse um apoio mais amplo e consistente, na forma de competições regulares (campeonatos, torneios, copas...).

O Analista Adriano tratou que é importante um calendário oficial, de ter lei municipal que garanta as atividades, que as entidades/escolinhas devem se legalizar, se organizar, se qualificar para atender e executar com qualidade e eficiência suas atividades, e buscar outros apoios, do empresariado, da sociedade.


Carlos Augusto reiterou  que o  COMUCAA deve apoiar mais  o movimento das Escolinhas, pelo que significam para centenas de Crianças e Adolescentes.


Com novo comando na Secretaria Municipal de Esporte  e Juventude, foi conclusão geral a expectativa de uma visão do governo sobre a importância do futebol infanto-juvenil, das Escolinhas, numa política de esportes.


E decidiu-se ampliar   e intensificar os contatos com as Escolinhas, para fortalecer  a AEFA, e com a Secretaria de Esportes e  a Prefeitura, conversando também com a Câmara para conseguir mais apoio público ao futebol de base.


Ao final da reunião, vieram também Albeci, da Pé do Atleta, e Silvano, da Bola de Ouro.


(Eduardo Hirata).

0 comentários

Links Institucionais