PROGRAMA “PESS” CUMPRIU A SUA SEXTA ETAPA DE REALIZAÇÃO
O “PESS/Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde” realizou sua sexta etapa deste ano 2012, nos dias 24 e 25 (Vila Ildemar), 26 (Acampamento João do Vale) e 27/08 (Assentamento Planalto I).
Os temas trabalhados foram “Participação e Protagonismo Infanto-Juvenil”, na Vila Ildemar, ministrado por Paula Kimo, da “Oficina de Imagens”, executora do PESS, com apoio da Fundação Vale e parceria com o município de Açailândia, através do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoio das Secretarias de Assistência Social/SEMAS, Educação e Saúde, e “Participação e Politicas Públicas para a Juventude Rural”, pelo Coordenador de Extensão Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, James Dean.
Os educomunicadores Bruno e Fabricio, da “Oficina de Imagens”, ministraram as últimas oficinas de “rádio-escola” aos-as Adolescentes.
Nesta sexta etapa, a “Oficina de Imagens” promoveu a doação de um “kit de equipamentos: computador, com programas específicos para edição de áudio; caixa de som, microfone, fone de ouvido, gravador” a quatro comunidades: Vila Ildemar (via Núcleo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran), Acampamento João do Vale (Associação de Produtores/Moradores), Assentamento Novo Oriente (Caixa Escolar) e Assentamento Planalto I (Associação de Produtores/Moradores).
Foram constituídos os grupos de Adolescentes, nas quatro comunidades, que iniciarão as “rádio-escola”, e serão constituídos “Comitês Gestores”, envolvendo, além dos grupos de Adolescentes radiocomunicadores-as, as Associações/comunidade e Escolas.
Acertou-se para dia 20 de outubro, um sábado, a finalização 2012 do PESS, reunindo os polos Vila Ildemar e região campesina do Novo Oriente (Adolescentes e suas mães/pais ou responsáveis), aqui na cidade, em local a ser definido.
Além da “formatura” (certificação) os-as Adolescentes do PESS apresentarão o que produziram ao longo do programa (seis etapas, doze dias, desde março), e confraternização entre si, com as famílias, as comunidades e escolas envolvidas.
(Foto: Paula Kimo e Adolescentes da Vila Ildemar)
0 comentários