NATALICIO DE 25 ANOS DE MARIA MARTA: CERIMONIA RELIGIOSA E LEI MUNICIPAL


CERIMONIA RELIGIOSA MARCA NATALICIO DE  25 ANOS DE MARIA MARTA


No finalzinho da tarde da sexta-feira, 26/08, uma cerimônia religiosa na Praça da Bíblia marcou a passagem do 25º aniversário de MARIA MARTA, a adolescente então com dezessete anos de idade, brutalmente assassinada a mais de sete anos atrás, no dia 11 de agosto de 2004, uma barbárie que chocou Açailândia e região, abalando profundamente as famílias, mas sobretudo a de MARIA MARTA, e a sociedade. 

O crime, do qual é acusado um casal de jovens, presos a cinco anos (Elisângela e João), ainda permanece impune, e a família não teve reparação civil até agora, numa situação de descaso e de injustiça flagrante, inadmíssivel, intolerável... 

A cerimônia religiosa foi organizada pela Comunidade São Pedro, e contou com o apoio da Igreja Assembléia de Deus/IAD, através do Pastor Salvador,e da Paróquia São João Batista, com o Padre Dario, que concelebraram a homenagem ao natalício de MARIA MARTA. 

Foi uma cerimônia bastante singela, simples, o som falhou, mas o momento foi marcante para as poucas dezenas de pessoas que puderam participar: membros dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar, do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; professoras (Deuzelina Simões e Lizete Bassani, respectivamente) e estudantes da Escola Municipal Simone Macieira e Centro de Ensino Lourenço Galletti; a vereadora Fátima Camelo; familiares de MARIA MARTA, entre eles a irmã Janete e o pai, Manoel. 







LEI “MARIA MARTA” É APROVADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA


MARIA MARTA, a então adolescente de dezessete anos, às vésperas dos seus dezoito anos, foi brutalmente assassinada em 11 de agosto de 2004. Nesta sexta-feira, 26 de agosto, completou seus vinte e cinco anos. Sim, completou, e comemorou-se, pois MARIA MARTA é viva, em nossos corações, almas e mentes! 

E agora, ainda muito mais viva: a Câmara Municipal de Açailândia aprovou projeto de lei, iniciativa da Vereadora Maria de Fátima Camelo Silva, a “Fátima Camelo”, na sessão da noite da sexta-feira, 26/08. 

Presentes familiares de MARIA MARTA (a irmã, Janete, que fez uso da Tribuna Popular, clamando por justiça e dizendo da dor e do sofrimento que não acabam nunca; o pai, Manoel...); representantes dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA e Tutelar; do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, e sua Comissão Juvenil; Paróquia São João Batista, Irmãs Terezianas, Fundação Vida Melhor/IAD Vida; professores/as e estudantes da Escola Municipal Simone Macieira e Centro Estadual de Ensino Lourenço Antonio Galletti, de serviços e programas de assistência social. 

As vereadoras Arlete Cutrim de Oliveira e Fátima Camelo, e o vereador Marcio Anibal homenagearam MARIA MARTA, destacando a importância da aprovação da lei, que a torna “símbolo no enfrentamento da violência contra Crianças e Adolescentes de Açailândia”, e ressaltando que a realidade social dos tempos que nos levaram MARIA MARTA não mudou, pelo contrário, piorou, agravada pela questão das drogas “a droga, como o nome diz,é uma droga”, reforçou a vereadora Arlete Cutrim”, daí a necessidade de uma permanente mobilização da sociedade e do Estado/governos na prevenção e no combate contra todas as violências que atingem Crianças e Adolescentes. 

Enfatizaram o resgate dos valores humanos, da família. E pediram por mais segurança (aliás, que vem sendo pedido a muito tempo...) e mais investimentos governamentais e não-governamentais para a infância e a juventude, para que nunca mais a história de Açailândia repita outros assassinatos brutais, como o de MARIA MARTA ( o vereador Márcio Anibal enfatizou que fazer memória de MARIA MARTA é também render memória a outras meninas assassinadas, referindo-se a Edinete, e a Gerlene). 

Participaram da sessão, além do Presidente Aloisio Silva Sousa, Arlete Cutrim, Fátima Camelo e Márcio Aníbal, os vereadores Alexsandro “Bebezão” Lima e Paulo “Canarana”. 

(Legendas das fotos: “Janete, irmã de Maria Marta, fala na Tribuna Popular; adolescentes ao lado do banner de Maria Marta; o pai de Maria Marta, Manoel, com uma neta; ; a vereadora Fátima Camelo, autora do projeto de lei aprovado, tornando Maria Marta símbolo municipal”. Fotos das adolescentes Barbara e Maria Bianca) 

0 comentários

Links Institucionais