“SEMANA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL” 2012 AÇAILÂNDIA-MA ENCERROU DIA 20 MAS CAMPANHA EM ESCOLAS E COMUNIDADES CONTINUA

Oficialmente, o ‘Grupo de Monitoramento’ do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo de trabalho vinculado ao COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., encerrou a “Semana Municipal de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, instituída em torno da Lei n.º 273/2007, no domingo, dia 20 de maio, com as atividades da terceira etapa do PESS/Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde (parceria Açailândia+Oficina de Imagens/Fundação Vale/Vale) para a região campesina do Novo Oriente, no Assentamento Planalto I.
Essas atividades constaram de uma oficina de comunicação (rádio) com cerca de cinquenta Adolescentes e jovens, de quatro comunidades (João do Vale, Novo Oriente, Planalto I e Planalto II) e palestras com o tema “Sexualidade”, também com mães, pais, professores/as.
A tarde, as atividades da terceira etapa do PESS encerraram com uma mobilização das comunidades contra o abuso e a exploração sexual de  Crianças e Adolescentes,e fazendo memória à MARIA MARTA, a adolescente açailandense assassinada em agosto de 2004, e ao menino ELSON, então com nove anos de idade, desaparecido desde dezembro de 2009, do Assentamento Planalto I.
Ministrada pela equipe da “Oficina de Imagens” (Elizabeth, Paula e Bruno), o evento contou com a participação dos representantes adolescentes ( Antonio, da Comissão Juvenil, e Marcelo, do PESS Vila Ildemar) ;  no NMES/Núcleo Municipal de Educação em Saúde (Érica, Kácia e professora Moraes, esta também Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, titular pela Secretaria de Saúde); CRAS/Centro de Referência de Assistência Social-Pequiá (Gilma); CRAS-Volante (Aline); a representante da APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, Meiriane Ferreira, que também é Conselheira Municipal; a Conselheira Tutelar  Edna Maria. Também prestigiou o evento o analista de relações com a comunidade da Vale, Adriano de Oliveira.
No sábado, dia 19/05, também aconteceu a terceira etapa do PESS Vila Ildemar, igualmente com a programação voltada ao tema do combate à violência sexual contra Crianças e Adolescentes, reunindo cerca de sessenta adolescentes, jovens, lideranças comunitárias e profissionais da assistência social, educação e saúde.
Durante o restante deste mês, prosseguem as atividades com o tema, desta vez na programação da “campanha da Vale”, em escolas e comunidades. Nesta semana,  temos na  segunda-feira, a Escola Municipal Fernando Rodrigues  de Sousa, na Vila Ildemar, pela manhã e à tarde. Na terça-feira, 22/05, a Escola Municipal Aulidia Gonçalves dos Santos, Vila Ildemar, 0800 e 1400 horas. Na quarta-feira, 23/05, a Escola Municipal Tãnia Leite Santos, no Bairro do Jacu, às 1000, 1600 e 2000 horas. E na quinta-feira, 24/05, a Escola Municipal Aulidia Gonçalves dos Santos, Vila Ildemar, 1030 horas.      

0 comentários

Links Institucionais