Promotor da Infância de Açailândia reuniu-se com candidatos ao Conselho Tutelar na sede do COMUCAA.


O Promotor  Gleudson Malheiros Guimarães, solicitou reunião com todos os candidatos para tirar duvidas de candidatos em relação ao Processo de Escolha dos novos conselheiros tutelares de Açailândia. Um dos primeiros pontos que foi abordado pelo Promotor foi o de que a Comissão Especial e o COMUCAA, não estariam dando ciência ao Ministério Público Estadual - MPE sobre os procedimentos tomados para a eleição. Respondendo a esses questionamentos o Promotor Gleudison, mostrou e comentou todas as comunicações feitas pelo COMUCAA e pela Comissão Especial desde o início do Processo não deixado duvidas para os candidatos que o COMUCAA e a Comissão Especial estão dando ciência ao MPE sobre todos os procedimentos e  regulamentos em relação à eleição dos novos conselheiros tutelares. O segundo ponto foi o da legalidade ou não da Comissão e do COMUCAA ter alterado a pedido de 14 pré-candidatos  o art. 29 da resolução 010/2012 que regulamenta o processo de escolha dos conselheiros tutelares , que antes permitia o eleitor votar em apenas 1 (um)  candidato. Com a mudança o eleitor agora pode votar em até cinco candidatos.
 O promotor falou aos candidatos que não encontrou nenhuma ilegalidade na mudança “em o eleitor agora ter o direito de votar em até cinco candidatos”, pois não há proibição na resolução 139/2010 do CONANDA, na Lei 132/97 e disse que neste caso quem manda é a norma municipal no caso de Açailândia a Lei 132/97 e a Resolução 010/2012 que regulamenta o Processo de Escolha do Conselho Tutelar, e que isso pode variar de município para Município e citou os exemplos mais recentes da eleição do Distrito Federal, onde os eleitores votaram em até cinco candidatos e do Município de Santa Inês que realizou em janeiro de 2013, também os eleitores votaram em até cinco candidatos. Disse que o fato de agora o eleitor poder votar em até cinco candidatos não mudará nada para os candidatos e continuará valendo candidatura individual e não será permitida a formação de Chapas.
O que ficou muito claro pra todos os candidatos é que a Comissão Especial e MPE vão estar muito atentos durante o período de campanha e no dia da eleição para que  a mesma seja limpa, transparente e democrática com os eleitores de Açailândia escolhendo entre os 17 os 5 titulares e os 5 suplentes que assumirão dia 06 de junho de 2013 e passarão a zelar pelo cumprimento dos direitos das criança e adolescentes Açailândenses.

0 comentários

Links Institucionais