ESTUDANTES ATLETAS DE AÇAILÂNDIA PODEM FICAR FORA DOS JEMs 2011
A situação foi colocada na assembléia ordinária de julho (e sessão especial comemorativa dos 21 anos do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente), na manhã da quarta-feira, 13/07, do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA (sede na Rua Marly Sarney, n.º 1112, centro comercial).
O Conselheiro Municipal Orlando Pereira Monteiro, que representa a Secretaria de Esportes e Juventude no COMUCAA., relatou que mais de 220 (duzentos e vinte) Crianças e Adolescentes atletas, estudantes de várias escolas, correm o risco muito sério de ficarem de fora da seletiva regional dos JEMs/Jogos Escolares do Maranhão, que acontece a partir deste final de semana (sábado, dia 16/07), na cidade de Buriticupu, mais ou menos 150 (cento e cinqüenta) quilômetros de Açailândia, pela BR-222.
O motivo seria a falta de recursos financeiros (estimados em vinte e seis mil reais, segundo o Conselheiro Orlando), vetados pelo Prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos.
Em entrevista divulgada na noite da mesma quarta-feira, no “Jornal do Maranhão, 2ª edição, da TV-Mirante, Rede Globo de Televisão”, o Secretário Municipal de Esportes, Josué Alves de Sousa, atribuiu o cancelamento do apoio para a participação das mais de duas centenas de atletas infanto-juvenis açailandenses, a questões de segurança(Buriticupu é um lugar de muita violência), mas que isso não era a decisão definitiva da Secretaria de Esportes e Juventude e da Prefeitura de Açailândia.
Outrossim, diante da situação, instrutores/as e os/as próprios/as estudantes atletas, “estão se virando”, tentando patrocínios e apoios, “em cima da hora” para participarem da seletiva regional dos JEMs, em Buriticupu.
Os JEMs constituem um importantíssimo momento para as Crianças e Adolescentes estudantes, para o qual se preparam e se dedicam por muitos e muitos meses, juntamente com seus/suas instrutores/as, com a meta de chegarem em São Luís e bem representar Açailândia, como tem sido na história dos Jogos Escolares do Maranhão.
Será um desastre, beirando a tragédia, para essas Crianças e Adolescentes, suas famílias, escolas, como para todo o município, que não participem dos JEMs 2011.
Com a colocação do Conselheiro Orlando Pereira Monteiro, o COMUCAA deliberou por um apelo ao Prefeito Municipal Ildemar Gonçalves dos Santos, no sentido da continuidade da participação de Açailândia nos Jogos Escolares do Maranhão 2011.
Para Crianças e Adolescentes, o Direito ao Esporte constitue ABSOLUTA PRIORIDADE de atendimento, conforme o artigo 227 da Constituição da República e o artigo 4º do ECA., atendimento este dever e responsabilidade de parte da família, da sociedade e do Estado/governos.
(Assessoria do COMUCAA., foto do .acailandiaesportes.com.br: abertura dos Jogos Escolares de Açailândia/JEAs 2011)
0 comentários