Delegação de Açailândia desfalcada na "9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão"
Nesta semana, entre os dias 11, segunda-feira, e 13, quarta-feira, aconteceu em São Luís, no Espaço Renascença, no bairro do mesmo nome, a "9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão", com o tema "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos HUmanos de Crianças e Adolescentes".
Cada município maranhense elegeu sete (07) membros Delegados-as, em suas Conferências Municipais (a de Açailândia foi realizada dias 06 e 07 de outubro de 2011), para participarem da "9ª Conferência Estadual".
Até a véspera da viagem a São Luis, 10-06, toda delegação açailandense estava confirmada, no entanto na Conferência Estadual esteve desfalcada, com a ausência de três (03) membros: Orlando Pereira Monteiro, Conselheiro Presidente do COMUCAA-Conselho Municipal dos Direitos da Crinça e do Aolescente, no qual representa a Secretaria Municipal de Desporto e Juventude, sendo o motivo alegado que a Secretaria não liberou passagem rodoviária; a professora Maria de Sousa Morais, Delegada do segmento Educação, por motivo de doença na família, e a agente comunitária Benilde Morais Lusquinho, Delegada do segmento Saúde, que não teve liberados os recursos, pela Secretaria Municipal de Saúde, para que pudesse participar da "9ª Conferência Estadual" , representando Açailândia.
O COMUCAA, no entanto, confirmou a participação açailandense em São Luis, com o Delegado Adolescente Jorge Luis Martins Silva; a Conselheira Municipal DCA Ivanete da Silva Sousa; a Assistente Social Geriane Silva Sousa, Delegada do segmento da Assistência Social, e a Conselheira Tutelar Veronice Pereira Carvalho. Também participou da "9ª Conferência Estadual", o Conselheiro Municipal Adolescente Luis Henrique Sousa Silva.
(Eduardo Hirata)
A seguir, artigo sobre a solenidade de abertura da "9ª Conferência Estadual":
(Fonte: blog "Construiindo um novo Maranhão")
O vice-governado Wshington Luis se Oliveira participou da solenidade de abertura da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no Espaço Renascença, em São Luís. O evento é coordenado pela secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com outros órgãos.
Participaram também, o defensor público geral do Maranhão, Aldy Melo Filho; a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira; a representante do Fórum Maranhense dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Amélia Bandeira; representando o Unicef, Eliane Almeida; e o presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, Carlos Sérgio Araújo.
O vice-governador destacou a importância da conferência para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Maranhão. "É muito importante este debate em torno das questões que envolvem as nossas crianças e adolescentes. Tudo isso é para que possamos avaliar tudo aquilo que precisa ser melhorado dentro das políticas públicas para esse segmento", disse o vice-governador.
A secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, disse que durante o evento será lançando cartilha do mapeamento dos casos de violação dos direitos humanos no Maranhão. "Somente dessa maneira, poderemos elaborar políticas públicos mais eficientes", disse.
Segundo Maria Ribeiro, coordenadora do Centro de Defesa Padre Marcos Passerini, o evento acontecerá durante três dias e até lá serão debatidos projetos para incorporação ao Plano Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente está prevista para acontecer de 11 a 14 de julho, em Brasília, com a presença de 94 delegados maranhenses, os quais serão eleitos durante a conferência regional.
"Precisamos discutir as políticas públicas e, principalmente, a questão dos conselhos nos municípios, pois eles precisam funcionar na prática", disse Maria Ribeiro.
O tema da conferência é "Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios".
(Foto: Antonio Martins)
0 comentários