COMUCAA Realiza Audiência Publica de prestação de contas das atividades do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente e do FIA do Ano de 2014- COMUCAA.


AÇAILÂNDIA - Realizada na manhã da última quinta-feira, (26), no auditório do CEA – Centro Empresarial de Açailândia, mais uma audiência pública do COMUCAA.
O evento teve inicio as 09hs00 com a composição de mesa, onde contou com a presença de algumas autoridades da cidade, como o Ex-presidente do Conselho Municipal Sr. Ismael Martins, o Secretário municipal de Meio Ambiente Sr. Leonardo Lourenço de Queiroz, a Conselheira Municipal e Secretária Municipal de Cultura Eulália Dias do Norte, A Representante da Fundação VALE, Andréia Cavalcante Andrade, o atual presidente do COMUCAA Sr. Manoel Messias, a tesoureira do COMUCAA Srª Ivanize Mota, os representantes da APAE, entre outras autoridades presentes.

O evento seguiu com APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA APAE, que desenvolveram a coreografia “SUPERANDO OS LIMITES”.

Em seguida aconteceu a fala dos membros da mesa. Quem primeiro fez uso da palavra foi Secretário de Meio Ambiente Sr. Leonardo Queiroz, que relatou que estava muito triste em constatar que um evento que tratava dos interesses da criança e dos adolescentes, não contou a presença e a participação da sociedade civil organizada. Mais por outro lado estava também feliz, pois o que ele assistiu ali foi o resultado positivo de um trabalho que esta sendo desenvolvido pela APAE/AÇAILÂNDIA. Que era uma das entidades beneficiadas que atualmente desenvolve projetos nos cuidados com as crianças e adolescentes especiais, o que demostrava a importância da transparência na administração dos recursos distribuídos pelo conselho municipal.
Segundo a Conselheira Municipal e Secretária Municipal de Cultura, Eulália Dias do Norte, O Município tem colaborado muito, a Prefeitura Municipal de Açailândia (Prefeita Gleide Santos) tem feito sua parte repassando mensalmente 1% da  receita do FPM para o FIA, para investir em projetos de interesse das crianças e dos adolescentes. Eulália ressaltou que audiência pública era um momento muito importante, pois era um momento de transparência, onde o conselho municipal da criança e do adolescente estava prestando contas para a sociedade de Açailândia, de tudo aquilo que tem realizado com os recursos que entraram nos cofres do conselho.

“Muitas associações tem sido beneficiadas, muitas crianças e adolescentes tem sido abraçadas por estas associações, com projetos de artes, cultura, esportes.” Afirmou Eulália Dias do Norte.

Para o Ex-Presidente do COMUCAA, Ismael Martins, que passou um 01 ano e 02 dois meses à frente da entidade... Na oportunidade disse que foi uma experiência muito grande em conduzir o COMUCAA na defesa dos interesses da criança e dos adolescentes. Ismael, afirmou que estava com a sensação do dever cumprido... E, agora estava passando o cargo de presidente para o seu colega Manoel Messias, que certamente vai dar continuidade no trabalho desenvolvido juntamente com Auxilio dos outros conselheiros (a) Municipais.

Já Manoel Messias que assumiu o cargo de presidente do COMUCAA... Falou sobre a importância da audiência pública, pois a li era o momento de transparência. Onde o conselho estava ESCLARECENDO para a sociedade em quais projetos foram gastos o dinheiro do conselho municipal e a prestação de contas das entidades beneficiadas.

A Tesoureira do COMUCAA, Ivanize Mota, que na oportunidade esteve representando a Secretaria Municipal de Ação Social Zetinha Sampaio, afirmou que o dinheiro que é destinado mensalmente para o COMUCAA é um dinheiro público por isso é prestado contas tanto para a prefeitura quanto para o tribunal de contas e para a sociedade através atreves de audiência publica, que tem como  Objetivo esclarecer para toda a sociedade civil, os destinos corretos de onde foram aplicados os recursos destinados para o COMUCAA.

“Aproveito aqui de público para agradecer o empenho da Prefeita Gleide Santos (PMDB), que foi a única que nos ajudou neste ano 2014. Por conta de 1% por cento do fundo de participação (FPM), e com esse Repasse da PMA conseguimos cumprir a nossa meta de tirar várias crianças das ruas... Através das entidades beneficiadas conseguimos colocar crianças e adolescentes dentro dos projetos de teatro, de dança e nos esportes etc.” Destacou a Tesoureira do COMUCAA Ivanize Mota.
A conselheira Secretaria Maria Cristina apresentou o Plano de aplicação dos recursos do FIA para 2015.
O evento seguiu com os conselheiros (a) Ruth Silveria falando sobre o lançamento do edital para a seleção de projetos FIA 2015, que terá ate o dia 10 de abril para receber as propostos dos projetos que serão financiados em 2015.
Na ocasião foi ainda passado um filme com os projetos que o COMUCAA acompanhou e realizou no ano de 2014. Depois foi chamada a secretária executiva do COMUCAA, para apresentar todas as atividades realizadas pelo mesmo e também eventos que contaram com a participação de seus representantes.





0 comentários

Links Institucionais