Protagonismo Infanto-Juvenil marca a "9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente" em Brasília-DF


(Informações de  Raphael Gomes - Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente 12/07/2012)
(Imagem: Instituto Recriando)

Um dos resultados de maior visibilidade da participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de construção da" 9ª Conferência Nacional" se deu com a realização da palestra magna, que encerrou o segundo dia de atividades do evento, em Brasília.

Apesar do atraso na programação, com o prolongamento do período de votação do regimento interno, o G27 - grupo de meninos e meninas envolvidos com a organização do evento - assumiu a tarefa e manteve o público reunido no auditório do Centro de Convenções Ulisses Guimarães até o final da atividade.

Primeiro, o grupo apresentou a peça teatral Super ECA, retratando a situação de vulnerabilidade e violação de direitos a que crianças e adolescentes são submetidas, fazendo, ainda, referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente como instrumento de enfrentamento a essas violações. ( O ECA completa 22 anos nest sexta-feira,13-07).

Na sequência, cinco adolescentes - espalhados pelo auditório - falaram sobre as regiões que representavam, da diversidade cultural e particularidades locais até as situações de violações de direitos que presenciam. Este intercâmbio de informações contribuiu para o debate que se seguiria, conduzido por adolescentes.

No centro do palco, a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Miriam dos Santos; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário; e o especialista e ativista do campo da infância e da adolescência, Wanderlino Nogueira Neto, respondiam às perguntas dos adolescentes da plateia, entrevistas conduzidas por outros três representantes do G27.

Wanderlino Nogueira afirmou ser importante que os jovens tenham acesso a esses espaços de participação porque é impossível pensar em políticas públicas sem saber, dos próprios meninos e meninas, quais são suas necessidades. "Estamos ouvindo os adolescentes nesta Conferência porque sabemos que vocês têm muito a dizer", concordou a ministra Maria do Rosário.

Para encerrar, Miriam dos Santos, presidente do CONANDA, chamou ao palco todos os adolescentes do G27, parabenizando-os pelo empenho e reconhecendo o papel protagonista do grupo.

Compromissos de Estado

A votação do Regimento Interno foi interrompida, na parte da manhã, pela visita da Presidente da República, Dilma Rousseff, que foi recebida no palco do auditório por 27 adolescentes com as bandeiras de seus respectivos estados e do Distrito Federal. A presidente elogiou a importância do ativismo de meninos e meninas.

"A raiz da desigualdade está no início da vida", ressaltou Dilma ao afirmar que é necessário ter todos os cuidados com a primeira infância, fase da vida em que a criança apreende valores e estabelece relações com o mundo que perduram por todas as fases de seu desenvolvimento. De acordo com a presidente, a construção de creches é uma das prioridades de seu governo por ser um importante apoio às famílias.

Dilma Rousseff também apontou a educação como política prioritária de seu mandato, comprometendo-se a ampliar de 33 mil para 60 mil escolas em tempo integral até 2014, medida que, segundo ela, possibilita reduzir o ciclo da pobreza na medida em que contribui para a formação de jovens para o mercado de trabalho. "Meu governo estará atento à qualidade desse ensino integral", destacou Dilma.

Acessibilidade e cuidado às pessoas dependentes de drogas também foram assuntos abordados pela presidente, que acrescentou, ainda, que "nós todos temos que ter compromisso com a infância e a adolescência, incluindo as próprias criancas e adolescentes".

(Açailândia participa da "9ª Conferência Nacional DCA" com o Delegado Estadual Adolescente JORGE LUIS MARTINS SILVA, 14 anos. Ele integra a delegação maranhense de 32-trinta e dois- Adolescentes. O Maranhão participa ainda com a delegação adulta, de cinquenta componentes).

0 comentários

Links Institucionais