Açailândia realiza ato de alerta a Exploração ao Trabalho Infantil neste 12/06

Não ao TRABALHO INFANTIL: Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social!

Este ano, o dia Mundial Contra o Trabalho Infantil destacará o direito de todas as crianças serem protegidas do trabalho infantil e de outras violações de seus direitos humanos fundamentais. As Convenções da OIT buscam garantir a proteção das crianças contra exploração no trabalho infantil. Estas Convenções, junto com outros instrumentos internacionais relativos aos direitos da criança, dos trabalhadores e dos direitos humanos, proporcionam um marco importante para a legislação estabelecida pelos governos.

Os meninos e meninas deveriam estar na escola recebendo educação e adquirindo habilidades que os preparem para ter acesso a um trabalho decente em sua vida jovem e adulta, pois ao entrarem no mercado de trabalho prematuramente, são privados da educação e capacitação necessária para que eles, suas famílias e suas comunidades saiam do ciclo de pobreza em que se encontram. As crianças que são vítimas das piores formas de trabalho infantil se encontram expostas a maus tratos físicos, psicológicos e morais que podem causar-lhes danos para o resto de suas vidas.

A Prefeitura Municipal realizou nesta manhã de 12/06, através da Secretaria de Assistência Social, por meio da organização e execução do Programa AEPETI, uma mobilização com a participação da Saúde e Educação. Um ato simbólico de caminhada percorrendo o Centro da cidade e com termino na praça pioneiro. É um ato que visa chamar atenção da nossa sociedade em geral para que em caso de suspeita de exploração do trabalho infantil possa denunciar.

A exploração do Trabalho Infantil aonde Crianças e Adolescentes são exploradas na venda ambulante de todo tipo de mercadoria, em "casas de família prestando serviço doméstico ou como babás", em venda de ovos de codornas em bares, venda de drogas, etc., com fins de visar lucro aos pais e responsável, tirando esta criança da escola e privando de viver de forma saudável a sua infância e adolescência, é crime quem pratica este ato é passível de punição e até de cadeia, caso você suspeite deve denunciar!

A Secretária Zetinha Sampaio, parabeniza a Equipe do Programa AEPETI, bem como, Agradece a todos os representantes da Secretaria de Saúde, Educação, e demais equipes da Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente/COMUCAA, Protagonismo Juvenil/Comissão Juvenil, Departamento Municipal de Trânsito/DMT, Gerência Estadual da Educação, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos/Carmen Bascaran, Nenca/Som, entre outros parceiros que participaram do evento.



































 

 









0 comentários

Links Institucionais