Prefeitura de Açailândia, município aprovado SELO UNICEF 2017/2020, realiza o I Fórum Comunitário.

Com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas no pacto município aprovado Selo Unicef edição 2017/2020, foi realizada neste 14/06, no salão Paroquial da Igreja São Francisco/Centro, o I Fórum Comunitário, que tem por objetivo. O Fórum Comunitário é um espaço de encontro para disseminação e troca de informações sobre as políticas públicas e diálogo participativo no município. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria da população de zero a 18 anos incompletos. Em ação coordenada pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA, e planejada e executada pelo Comitê Gestor sobre a responsabilidade do articulador do Selo Unicef Sr. Josívan, contou com a participação de representantes dos Conselhos de direitos da pessoa com deficiência, idoso, assistência social, saúde, mulher, associação de moradores do bairro Nova Açailândia, Laranjeiras, da Vila São Francisco, Bom Samaritano, Fundação Vidas, escolinha de futebol Coração da Vila, Pequiá de Baixo, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos/Carmen Bascaram, APAE, Protagonismo Juvenil/Comissão Juvenil, de representantes da Rede da Secretaria de Saúde, da Rede Municipal da Educação, da Rede da Assistência Social, Conselho Tutelar, entre outros.

O Fórum Comunitário é um espaço de encontro para disseminação e troca de informações sobre as políticas públicas e diálogo participativo no município. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria da população de zero a 18 anos incompletos. 

Durante a realização do Fórum, os participantes foi explanado sobre o que é o Selo Unicef , bem como, sobre a adesão do município e suas responsabilidade pela certificação. Foram feitas sugestões das ações prioritárias que devem ser desenvolvidas para o alcance dos objetivos propostos pelo Selo UNICEF. As informações foram coletadas/apresentada/debatidas em plenárias formada por 7 grupos, que servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, vinculado aos programas e ações já implementados no município. A Comissão Intersetorial, ao COMUCAA e o Articulador do Selo UNICEF sistematizarão os resultados para organizar este plano, conforme as orientações encaminhadas pelo UNICEF.

A Secretaria de Assistência Social Sra. Zetinha Sampaio, agradeceu em nome do Prefeito Juscelino Oliveira pela presença de todos e parabenizou toda equipe que se empenhou na realização deste I Fórum Comunitário. A Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Sra. Ângela Márcia, enfatizou sobre a importância para o município a tomada de decisão do gestor em aderir ao Selo Unicef, e buscar melhorar os indicies de qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes. O Articulador do Selo Unicef Sr. Josivan, agradeceu pelo empenho das Secretarias Municipais que compõem o Comitê Gestor, bem como, aos demais parceiros, que juntos somando esforços trabalharão pela certificação do município de Açailândia nesta edição 2017/2020.

































































0 comentários

Links Institucionais